Institucional
A UNIMAM é uma instituição de ensino superior que, situada no Recôncavo Baiano busca, cotidianamente, produzir e disseminar conhecimento que sirva para a vida. Ancorada no tripé ensino-pesquisa-extensão, preconizado pelos órgãos oficiais da educação superior, desenvolve ações e atividades, que ao longo de sua existência vêm representando avanços significativos para o seu crescimento e consolidação como centro produtor de conhecimento.
São 20 cursos de graduação, pós-graduação lato sensu com especializações nos campos da saúde, educação e gestão, e 2 programas de mestrado (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Mestrado em Biotecnologia), que têm oportunizado formação profissional, intelectual e científica para muitas pessoas, principalmente do seu território de inserção.
Missão
A UNIMAM pauta-se em princípios norteadores como igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade e valorização do magistério. Com base nessa missão institucional e tendo em vista os princípios citados, é que se construíram os referenciais da Instituição: o referencial ético-político, epistemológico-educacional e técnico.
Estes referenciais são fundamentais para consolidar a responsabilidade social, política e econômica. A UNIMAM se insere numa região com baixos índices de desenvolvimento humano (IDH), que necessita de ações urgentes para modificar sua secular realidade social.
São inúmeros os problemas que o recôncavo baiano ainda hoje apresenta no âmbito da educação e da mão-de-obra qualificada. Assim, nos pautaremos numa inter-relação de saberes que tem como objetivo tentar minimizar os problemas que servem ainda de empecilho para o progresso regional. Desta forma, ao cumprir esta missão, estaremos interferindo ou implicando no futuro econômico, cultural, social e político da região.
Palavra do Reitor
“O Centro Universitário Maria Milza (UNIMAM) vem contribuindo significativamente para o desenvolvimento do Recôncavo da Bahia. É uma Instituição “nova”, que iniciou com três cursos (Enfermagem, Normal Superior e Geografia) e hoje, além desses, possui os cursos de Administração, Biomedicina, Educação Física, Farmácia, História, Odontologia, Tecnólogo em Radiologia, Psicologia, Direito, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Nutrição, Engenharia Civil e Pedagogia. Essa conquista não foi apenas da comunidade acadêmica do UNIMAM, mas também de toda região do recôncavo baiano.
O UNIMAM já conta com cerca de 2.000 estudantes e a previsão para os próximos cinco anos é elevarmos esse número para 10 mil alunos. Mesmo tratando-se de uma instituição particular, a UNIMAM possui diversos programas de bolsas estudantis. Atualmente, aproximadamente 40% dos nossos estudantes são beneficiados por algum programa de bolsa: PROUNI, FIES ou bolsas da própria faculdade (bolsa de iniciação científica, bolsa de extensão, bolsa trabalho e bolsa monitoria).
Além disso, o UNIMAM possui um quadro de funcionários (professores e técnicos administrativos) com mais de 250 pessoas. Portanto, são diversos empregos diretos gerados, o que a coloca entre as empresas que mais gera empregos no recôncavo baiano, apesar do seu pouco tempo de existência, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico, social e educacional da nossa região.
Visando sempre o futuro, além de continuar investindo em projetos de novos cursos, construímos um novo Campus, com aproximadamente 200.000 m² de área, com pavilhões de aulas, pavilhões de laboratórios, biblioteca, restaurante, parque poliesportivo, auditório e sede da administração central.
Queremos estar presentes no seu futuro e é por isso que esperamos poder comemorar todos esses avanços ao seu lado. A gente cresce para ver você crescer.
Um forte abraço a todos e todas. Que Deus nos ilumine.”
Weliton Antonio Bastos de Almeida
Reitor