Pesquisadores do Mestrado da FAMAM publicam artigo científico em periódico da Inglaterra

01/02/2019 às 12:00h

Pesquisadores do Programa de Mestrado da FAMAM publicam artigo científico em periódico da Inglaterra  

      O estudo, que contou com a participação dos pesquisadores Paulo R.R. Mesquita e Frederico de M. Rodrigues, docentes do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da FAMAM, foi publicado na revista inglesa Medical and Veterinary Entomology, editada pela Royal Entomological Society, e teve como objetivo avaliar o potencial de atração de alguns compostos químicos ao inseto Lutzomyia longipalpis, vetor da Leishmania infantum que causa a leishmaniose visceral, popularmente conhecida como calazar.

      A leishmaniose é uma doença que acomete principalmente países pobres e em desenvolvimento, e no Brasil está bastante presente na região Nordeste. Caso ela não seja tratada, o quadro clínico do doente pode evoluir para caquexia severa, doença multissistêmica, hemorragia, infecções secundárias e, por fim, morte.

    Assim, o estudo realizado em colaboração com pesquisadores da UFOB, CETAB, UFBA e USP avança na avaliação da potencial utilização de novos atratores químicos como estratégia de controle e monitoramento do vetor da leishmaniose visceral no Brasil. Esta publicação vem consolidar uma linha de pesquisa na fronteira do conhecimento, desenvolvida por estes pesquisadores no Brasil, que obteve reconhecimento científico através de diversas publicações de artigos e capítulos de livros internacionais.

   O artigo “Attraction of the sandfly Lutzomyia longipalpis to possible biomarker compounds from dogs infected with Leishmania infantum”, publicado na Royal Entomological Society (2019), pode ser acessado no link: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/mve.12357.