Descarte gratuito de medicamentos vencidos na FARMAM (CIPEM)

20/03/2019 às 12:00h

 

Brasil é o sétimo país que mais consome medicamentos do mundo, porém, devido aos grandes riscos à saúde humana e ao meio ambiente, o descarte de medicamentos deve ser feito em pontos de coleta específicos, para serem posteriormente encaminhados à destinação final. O descarte de medicamentos em recipientes de lixo comum e na rede pública de esgoto é habitual entre a população e tem gerado interesse na comunidade científica uma vez que esses resíduos podem contaminar o solo, rios, lagos, oceanos e lençóis freáticos.

 As perdas ou sobras de medicamentos são comuns tanto nos serviços de saúde quanto nos domicílios, constituindo-se em um problema resultante de diversas causas, por isso, é importante o descarte correto destes resíduos e devem ser considerados os critérios específicos diante das características dos medicamentos, sendo que há postos de coletas especializados como farmácias, drogarias e postos de saúde para o descarte de medicamentos vencidos ou sobras de medicamentos.

A FARMAM - Farmácia Escola implantou recentemente o serviço de coleta de medicamentos vencidos de uso domiciliar de forma gratuita e o descarte pode ser realizado nos horários de funcionamento da farmácia que é de segunda a sexta das 08 às 17h e aos sábados das 08 às 12h.

Se você tem em casa medicamentos vencidos leve até a farmácia escola e faça o descarte correto, desta forma, você estará contribuindo com o meio ambiente!

A FARMAM está localizada em Cruz das Almas, no antigo prédio da FAMAM, localizada na Praça Manoel Caetano da Rocha Passos, nº 308, Centro, Cruz das Almas-Ba. Telefones para contato: (75) 3312-7000 ou pelo Whatsapp: (75) 9966 6965.

 

PLANTE ESSA IDÉIA!                                                                             

FARMAM – Ensinando a viver bem!

 

Autores: Horrana Santana e Dielle Mascarenhas

Discentes do 10º semestre de Farmácia da Famam.