Conheça o Regulamento do Programa de Bolsas 2019.2

10/05/2019 às 12:00h

Manual do Bolsista 2019.2 em 06/05/2019

1. Apresentação

A Faculdade Maria Milza – FAMAM, disponibilizou, a partir do vestibular 2019.2, o Programa de Bolsas integrais e parciais para estudantes, com vistas à beneficiar e oportunizar mais pessoas o acesso ao ensino superior de qualidade.

 Este programa possui a seguinte política:

Pré-Requisitos:

·                    Ser estudante INGRESSANTE no semestre de 2019.2;

·                    Programa não válido para reservas de vagas.

Critérios:

a) Bolsa parcial de 50% para os classificados entre a 1ª e 5ª colocação, considerando a classificação no vestibular 2019.2 para o curso pretendido;

b) Bolsa parcial de 30% para os classificados entre a 6ª e 15ª colocação, considerando a classificação no vestibular 2019.2 para o curso pretendido;

c) Bolsa parcial de 20% para os classificados entre a 16ª e a 25ª colocação, considerando a classificação no vestibular 2019.2 para o curso pretendido;

d) Bolsa INTEGRAL para os estudantes ou egressos de escolas públicas, localizadas no Recôncavo, que sejam classificados em 1º lugar e possuam renda familiar de até 03 salários mínimos (necessário comprovação de renda).

 2. A Bolsa de Estudo

A bolsa de estudo citada neste manual é um benefício concedido na forma de desconto parcial ou integral sobre os valores cobrados pela FAMAM. Para que o estudante mantenha tal benefício faz-se necessário o atendimento de todas as condições descritas neste manual.

 2.1 Prazo de Validade

A bolsa de estudo cedida pela FAMAM poderá ser utilizada durante o período equivalente a uma vez o prazo de integralização do curso matriculado.

 2.2 Cobrança de taxas

A Bolsa de estudo cedida pela FAMAM não inclui despesas como: taxas para documentação, inscrição em eventos, material didático ou quaisquer outros materiais que possam ser comercializados na instituição.

 2.3 Estudante inadimplente

O estudante matriculado que estiver inadimplente não terá o direito à renovação de matrícula, observando o calendário da FAMAM, até que quite ou negocie suas pendências junto ao setor financeiro.

 2.4 Bolsista Parcial

O estudante que se beneficia de bolsa parcial poderá fazer uso do desconto dado pela FAMAM em virtude do pagamento até dia 05 de cada mês.

 2.5 Acumulação de Bolsas

Só é permitido ao estudante manter uma bolsa da FAMAM.

Em caso de conseguir o PROUNI ou FIES (em qualquer que seja o percentual do financiamento), então terá encerrada a bolsa da FAMAM.

 3. Transferência

O bolsista da FAMAM não poderá transferir a utilização da bolsa cedida para outro curso, diferente do qual realizou processo seletivo.

 4. Trancamento de matrícula e suspensão da bolsa

O bolsista da FAMAM pode solicitar o trancamento da matrícula, de acordo com as normas da instituição. Nesse caso deverá ser solicitada a suspensão do usufruto da bolsa.

A bolsa também será suspensa nos seguintes casos:

·                    matrículas recusadas pela FAMAM em função do não pagamento da parcela da mensalidade não coberta pela bolsa, no caso dos bolsistas parciais;

·                    afastamento do bolsista, desde que devidamente justificado;

 5. Encerramento da bolsa

A bolsa de estudo poderá ser encerrada nos seguintes casos:

·                    não realização de matrícula no período letivo correspondente ao primeiro semestre de usufruto da bolsa, ou seja, o bolsista é contemplado com a bolsa, mas não comparece à instituição para efetivar a sua matrícula;

·                    encerramento da matrícula do bolsista, com consequente encerramento dos vínculos acadêmicos com a instituição;

·                    conclusão de curso no qual o bolsista está matriculado,

·                    não aprovação em, no mínimo, 75% do total das disciplinas cursadas em cada período letivo;

·                    inidoneidade de documento apresentado à instituição ou falsidade de informação prestada pelo bolsista, a qualquer momento;

·                    término do prazo máximo para conclusão do curso no qual o bolsista está matriculado;

·                    constatada mudança substancial da condição socioeconômica do estudante.

·                    quando o estudante deixar de apresentar documentação pendente na fase de comprovação das informações, referente ao seu ingresso na instituição.

·                    acúmulo de bolsas da FAMAM pelo estudante, e/ou ser beneficiário do PROUNI ou FIES;

·                    solicitação do bolsista;

·                    decisão ou ordem judicial;

·                    evasão do bolsista;

·                    falecimento do bolsista.

 6. Renovação da bolsa (para bolsista 100%)

A bolsa da FAMAM deve ser atualizada semestralmente, com a apresentação da renda familiar, quando solicitada, em todos os processos de renovação.

Neste processo, é analisada a autorização para a continuidade da bolsa, caso o bolsista tenha alcançado o rendimento acadêmico mínimo exigido e ainda esteja dentro dos critérios apresentados no ponto 1 deste manual.

Assim, todos os bolsistas devem comparecer à secretaria acadêmica, semestralmente, para assinar a matrícula e apresentação dos documentos citados.

Caso a bolsa da FAMAM não seja atualizada de acordo com o procedimento acima, ela ficará automaticamente suspensa por ausência de renovação. O estudante terá o prazo de 10 dias (a contar da data de início das aulas) para regularizar sua matrícula na secretaria acadêmica.

 7. Aproveitamento Acadêmico

O estudante, seja bolsista integral ou parcial, para se manter no programa de Bolsas, deverá ser aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.

Exemplificando: um estudante que cursa quatro disciplinas em um período letivo, deverá ser aprovado em, pelo menos, três disciplinas, o que representa um percentual de aprovação de 75%. Caso seja aprovado em apenas duas disciplinas, terá a sua bolsa encerrada, visto que totalizou somente 50% de aproveitamento.

Outros exemplos:

Nº de disciplinas cursadas no último período letivo

Nº de disciplinas em que deve haver aprovação

1

1

2

2

3

3

4

3

5

4

6

5

7

6

8

Núcleo de Relacionamento

 

Leia Também

25/03/2020
06/03/2020
06/03/2020
31/01/2020
17/12/2019